Wednesday, February 21, 2007

A CARIDADE


Sem a caridade, tudo, na Terra que povoamos, seria o caos do princípio.
A ciência ateará sempre a chama da palavra nos lábios humanos, erguendo pedestais à inteligência; mas, sem a caridade de Jesus, que alimenta o corpo e sustenta a vida, debalde se levantarão púlpitos e monumentos.
Todos os patrimónios que enriquecem o homem foram acumulados pela graça do Senhor, considerando o progresso em seus alicerces profundos.
A caridade divina é tangível em toda parte.
Caridade é o ar que respiramos, a luz que nos aclara os caminhos, o grão que nos supre de forças, o pano que nos envolve, a afeição que nos acalenta, o trabalho que nos aperfeiçoa e a experiência que nos aprimora.
O mundo inteiro é uma instituição de amor divino, a que nos acolhemos para amealhar a riqueza do futuro. A caridade é a coluna central que o mantém. Sem ela, que exprime paciência e humildade, serviço e elevação, a máquina da vida paralisaria em todas as peças. Sem ela, os santos mofariam no paraíso e os pecadores clamariam, desesperados, no inferno; os fortes não se inclinariam para os fracos, nem os fracos vicejariam ao contacto dos fortes; os sábios apodreceriam na estagnação, por ausência de exercício, e os ignorantes gemeriam, condenados indefinidamente às próprias trevas.
Mas a bendita sentinela de Deus é o Anjo Guardião do Universo, que nunca relega as criaturas ao desamparo, ensinando que a vitória do bem, com ascensão para a luz, é sempre obra de cooperação, interdependência e fraternidade.
A estátua não desfrutaria o louvor da praça pública sem a caridade do material inferior que lhe assegura o equilíbrio na base; a luz não nos livraria das sombras se a candeia acesa no velador não lhe dirigisse os raios para o chão.
O solo aceita as exigências do rio que o desgasta, incessantemente, e, com isto, a escola terrestre permanece viva e fértil; a semente conforma-se com o negrume e a solidade na cova e, assim, a mesa tem pão.
Sem obediência às normas da caridade, que exalta o sacrifício de cada um para a bem-aventurança de todos, qualquer ensaio de felicidade é impraticável.
Somos todos filhos da Graça Divina e herdeiros dela, e, para santificarmos a vanguarda do progresso, é imprescindível dar de nós mesmos, em oferta permanente ao bem universal.
Todo o egoísmo está condenado de início.
A água, sem proveito, putrefaz-se.
O arado inactivo é carcomido pela ferrugem.
A flor estéril torna ao adubo.
O espírito permanentemente circunscrito ao estreito círculo de si mesmo é castigado com a desilusão.
Recebendo as bênçãos do Céu, através de mil vias, a cada instante da experiência no corpo, o homem que não aprendeu a dar, em auxílio espontâneo aos semelhantes, é louco e infeliz.
Multipliquem-se palácios para a administração e para cultura do cérebro; mas, enquanto a porta do coração não se descerrar ao toque do amor fraterno, a guerra será o vulcão espiritual do mundo, devorando a Paz e a Vida.
Descubram-se preciosos segredos da matéria e entoem-se cânticos de triunfo no seio das nações gloriosas da Terra; mas, enquanto o homem não ouvir o apelo suave da caridade, para fazer-se verdadeiro irmão do próximo, o solo do Planeta permanecerá empestado de vermes e encharcado de sangue dos mártires, que continuarão tombando ao serviço da divina virtude em intérmino caudal.


Por isso, Kardec nos soube dizer:
- “Fora da Caridade, não há salvação!”


Álvaro de Jesus

2 comments:

AnokasCris said...

"Caridade é o ar que respiramos, a luz que nos aclara os caminhos, o grão que nos supre de forças..."
Por isso quando te sentires cansada, com vontade de desistir procura o Amor, procura a Amizade, procura os Braços de alguém onde possas chorar, desabafar os teus problemas, os teus medos... Estarei sempre aqui de braços abertos para te receber!!!
Gosto muito de ti Pipoca!!
Obrigada por tudo!! **

Cat@ said...

"Sede fortes e valentes na prática da caridade hospitaleira; quanto mais doentes mais representam Jesus Cristo".... lol... um beijo grande